Quem sou...

Nascido e criado no bairro de Alvalade em Lisboa sou fotógrafo desde 1985.
Entrei na fotografia graças ao meu Avô, pois, ofereceu-me uma maquina da kodak de cartuchos quando eu tinha 12 anos... foi quando fiz as minhas primeiras fotografias, aos 15 ofereceu-me uma Pratika BMS
http://www.butkus.org/chinon/praktica/praktica_bms/praktica_bms.htm   Thanks!
uma reflex da Alemanha comunista mas que tinha a característica de levar lentes Carl Zeiss, que me foi roubada! Veio então uma Pratica Bx20.
http://www.butkus.org/ Thanks!
Já tinha na altura uma colecção considerável de livros de fotografia em inglês francês e espanhol, à data não havia nada de especial em português. o vicio já me estava no sangue, já era impossível fugir! Entretanto faço uns trabalhos numa revista chamada Aerius, e chega a minha primeira Nikon! uma f50

depois uma f90 uma f4 em segunda mão, das quais apenas guardo a primeira, exactamente no mesmo período em que me é oferecido pela viúva do fotógrafo Pedro Blanco, todo o material para revelação de fotografia a preto e branco. A partir deste momento, todos os segundos livres que tinha, eram exclusivamente para respirar fotografia!
Fotografava quase sempre com o mesmo tipo de filme Kodak
TRI-x400

Revelado com D-76 tambem da Kodak
Passava horas a revelar fotografias enfiado numa dispensa de 1,80 por 1,20 de largo.
Ventos ciclónicos maquina forrada a plástico, tripé carregado com 3 garrafões de agua. Resultado uma valente constipação e esta foto....inverno inícios da década de 90.
O vicio era tanto que até sonhava com fotografia.

Fotografei com Luís Cunha e Luís Azevedo, Estando agora a trabalhar a solo, acompanhado de alguns assistentes que muito prezo. Entre eles o Luís Borges, que está a terminar o curso no IPF que espero com nota máxima!

Vasco Lemos Barreto